Ação
Famílias em situação de vulnerabilidade recebem hortifruti em Pelotas
Produtos fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos, que abastece as instituições de Assistência Social do município
Na manhã desta terça-feira (21), pela primeira vez, famílias atendidas por programas sociais em Pelotas receberam sacolas com frutas, verduras e legumes, todos os produtos oriundos da agricultura familiar. Acostumados a receber apenas itens não perecíveis, as famílias chegaram cedo para receber alimentos frescos, que vão enriquecer as refeições.
A expectativa era de atender 50 famílias pela manhã e 20 à tarde. As primeiras sacolas eram compostas de uma abóbora, um repolho, um pé de alface, couve, dois quilos de bergamota, dois quilos de aipim e dois de goiaba. Já os kits da tarde incluíram variações, com batata doce, pepino, cenoura e laranja.
O conteúdo vai variar de acordo com os produtos e a quantidade entregue pelos agricultores, pois a agricultura familiar depende da sazonalidade e condições climáticas. Para o secretário da Assistência Social (SAS), Luis Eduardo Longaray, isso refletirá na saúde das famílias. “A maioria das pessoas quer, mas não tem acesso a alimentos com essa qualidade. Vamos mudar essa realidade”, afirma.
Continuidade
O projeto segue, pelo menos, até o fim do ano, mas espera-se poder renovar o convênio com o Governo Federal, que subsidia as compras por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Agora, o excedente da produção municipal poderá ser distribuído às famílias em situação de vulnerabilidade.
Segundo a SAS, a distribuição estava programada para quando os agricultores pudessem entregar alimentos em quantidade suficiente para atender os usuários da Assistência Social, incluindo Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), abrigos de crianças, adolescentes e idosos, residência inclusiva, Casa Luciéty e Casa de Passagem.
Os beneficiários são encaminhados pelos Cras e Plantão Social, com dia e hora definidos para retirar o alimento. As entregas serão feitas nas terças e quintas-feiras das 8h às 11h e terças-feiras das 14h às 16h30min.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário